Onde está Deus nos desastres naturais?

Onde estava Deus quando a Supertempestade Sandy golpeou a costa leste dos EUA, matando e causando destruição que ficaram na história? E onde estava Deus em 2011 quando o tsunami e o terremoto mataram mais de 200 mil pessoas no Japão?
Furacão Sandy

No rastro de tal incrível perda e desastre, lutamos para entender como um Deus que é todo-poderoso e onisciente pode também ser considerado bom e amoroso. O pastor e professor Erwin Lutzer tenta resolver esse difícil assunto de frente em seu livro “Where Was God?” (Onde Estava Deus?).

“A questão dos desastres naturais é importante”, disse Lutzer numa entrevista por telefone no ano passado. “A Bíblia realmente registra casos de desastres naturais”. Durante nosso debate, Lutzer respondeu a várias perguntas que estão detalhadas em seu livro.
Pergunta: Por que Deus permite desastres naturais?
Lutzer: Uma coisa que precisamos recordar é que o mundo está caído. A Bíblia diz que quando o homem caiu no pecado, toda a natureza sofreu maldição. Em outras palavras, era impossível que o homem que estava em pecado vivesse num ambiente perfeito de paraíso. Toda a natureza está sob maldição.
Mas, no que se refere a desastres, isso não significa que Deus tem uma política de não intervir em nada. Muitas pessoas querem proteger Deus do que está bem claramente ensinado na Bíblia, que mostra que Ele está envolvido nos desastres naturais. Não é Deus que os causa, mas o próprio fato de que Ele poderia impedi-los mostra que precisamos enfrentar com honestidade o fato de que desastres podem acontecer dentro da providência de Deus.
Permita-me dar-lhe alguns exemplos. Durante a época das pragas no Egito, é óbvio que Deus enviou essas pragas. Então vemos também a época de Noé: quem enviou o dilúvio foi evidentemente Deus. A Bíblia diz com relação a Jonas que Deus enviou uma tempestade ao mar. Temos de ver Deus nos desastres naturais. A pergunta óbvia é: por que Ele os permite e o que há para se aprender com eles.
Pergunta: Que tipos de lições podemos aprender com os desastres naturais?
Lutzer: Os desastres naturais são um megafone de Deus e eles nos ensinam várias lições. Primeira de todas, os desastres naturais nos mostram a incerteza da vida. Milhares de pessoas acordam de manhã não sabendo o que vai acontecer naquele dia, tais como a terrível devastação no Haiti e em outros lugares. Havia um casal que partiu da Califórnia porque tinham medo de terremotos. Então, quando chegaram ao Missouri, eles foram mortos num furacão. Não podemos escapar da realidade de que a vida é muito, muito curta e é possível enganarmos a nós mesmos.
Quando assisto ao noticiário e vejo esses desastres, é como um prenúncio dos desastres naturais que algum dia sobrevirão à terra. Quando olhamos para a segunda vinda de Cristo, vemos que há diferentes desastres naturais ligados à volta dEle.
Em conclusão, penso que esta é a melhor ilustração. Todos os 10 filhos de Jó morreram num desastre natural. Havia uma tempestade e forte ventania que derrubaram a casa. Jó se deparou com o fato de que por causa de um desastre natural, há 10 túmulos recém-cavados no cemitério. Então, e agora: o que é que ele vai fazer?
Sua esposa o orienta a xingar Deus e morrer. Mas Jó disse: “O Senhor deu e o Senhor levou. Bendito seja o nome do Senhor”. Jó nos mostra que é possível adorar a Deus mesmo sem explicações, até mesmo quando não conhecemos todas as razões. Aqueles que adoram a Deus sob essas condições são de forma especial abençoados.
Traduzido e editado por Julio Severo do artido de Charisma: Where Is God in Natural Disasters?
Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s