O que significa: O príncipe das potestades do ar?

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;” – Efésios 2:1-2.

Neste texto , o apóstolo Paulo descreve Satanás pela primeira vez como um “príncipe” com poder, porque ele tem poder autêntico no mundo (1 João 5:19). Este poder foi dado a ele por Deus (Lucas 4:6). Satanás tem poder sobre algumas doenças (Lucas 13:16; ver também 2 Coríntios 12:7 aqui, não se sabe se o “espinho” de Paulo era uma doença ou qualquer outra coisa) . Em certo sentido, Satanás tem poder sobre a morte (Hebreus 2:14). A razão pela qual Satanás é chamado de príncipe, em vez de rei é porque há apenas um rei, Jesus Cristo (1 Timóteo 6:15).

Satanás também tem poder sobre algumas pessoas. Os “filhos da desobediência ” referidos em Efésios 2:2 são aqueles que não confiaram em Cristo como Senhor e Salvador (Atos 26:18 , 2 Coríntios 04:04 , Apocalipse 13:12) .Os demônios também estão sob o domínio de Satanás (Mateus 12:24), e um de seus títulos é “príncipe dos demônios” (Mateus 9:34). Satanás tem um reino (Mateus 12:26) e um trono (Apocalipse 2:13). Satanás é chamado de príncipe, porque ele é governante e possui poder para manifestar o mal no mundo por meio de influenciar as pessoas e comandar demônios.

“potestade do ar” em Efésios 2:02 pode referir-se ao reino invisível acima da terra, onde Satanás e seus demônios estão. Em Efésios 6:12, Paulo escreve: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” este reino nos lugares celestiais pode ser uma localidade real, mas também pode ser sinônimo de “mundo” – João 12:31 . Esse mundo inteiro é de domínio de Satanás (Mateus 4:8-9 ) .

Embora Satanás tem poder e autoridade no sistema mundial atual em que vivemos, o seu poder é limitado, sempre sob o controle soberano de Deus (Jó 1:12), e é temporário (Romanos 16:20). Deus deixou claro que só há uma maneira de escapar do poder do domínio de Satanás, e que é através de Seu Filho, Jesus (Atos 26:18 , Colossenses 1 :13 – 14). É Jesus que, falando da cruz iminente, declarou vitória : “Agora o príncipe deste mundo será expulso” (João 12:31) .

Fonte: B. C.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s