5 Mentiras que você diz a sí mesmo todos os dias

Basta seguir em frente e admitir isso. Você está mentindo para si mesmo. A vida fica complexa, cheia de relacionamentos difíceis, talvez não todos os dias, talvez você nem perceba, mas muitos precisam dessas mentiras para manter a dor escondida. O coração do homem é enganoso e tem uma maneira que torna fácil para nós ficar bem com essas mentiras (Jeremias 17:9), isto é, até que eles são atraídos pelo bisturi de Deus (Salmo 139: 23).

5 Mentiras que muitas vezes você diz a si mesmo

Será que você será capaz de reconhecer alguns dos itens da lista?

1. Eu estou bem.

Nós não gostamos de cavar dentro de nós para examinar o que está acontecendo. Por quê? Porque quando começamos a olhar, nós encontramos frequentemente áreas que precisam de algumas grandes reformas. Isso fica confuso, e a maioria de nós estão demasiadamente ocupados para corrigir, pois demandará tempo e esforço.

Então, nós apenas continuamos a falar “Estou bem” como um super-herói e continuamos em frente. É geralmente apenas quando algum tipo de tragédia nos atinge que finalmente percebemos que não estamos tão bem como pensávamos.

Mas isso não é o modelo bíblico. Na Bíblia, o salmista chora continuamente diante de Deus para revistá-lo e testá-lo e examiná-lo para que ele possa continuar fazendo o trabalho de renovação necessária (por exemplo, Salmos 11, 17 e 26). A atitude da Escritura é mais parecida com isto:

Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor. Lamentações 3:40

Honestamente, admitindo diariamente que não estamos bem e que precisamos da ajuda de Deus pode ser assustador. Isso significa expor nossas fraquezas e fazer o trabalho duro do auto-exame regularmente. Mas, felizmente para nós, Deus é especialista em fraqueza, especialmente quando não temos certeza por onde começar:

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

Nós somos fracos. Ele é forte. E essa é a melhor verdade que existe.

2. Ninguém nunca vai descobrir.

Se estamos à procura de justificação para fazer algo estúpido, geralmente começa por aqui: Ninguém nunca vai saber. É verdade, pode haver milhares de variações sobre esse tema, mas quase sempre volta ao anonimato. É por isso que a navegação privada na Internet e dispositivos pessoais, como Smartfones e tablets podem ser algumas das ferramentas mais perigosas conhecidas para a humanidade. (Elas não são necessariamente ruins, mas os dispositivos “pessoais” têm inconvenientes.)

Ninguém vai saber se eu assistir a este. Ninguém vai saber se eu aqui, enquanto eu estou nessa viagem de trabalho. Ninguém vai saber se eu postar este comentário anônimo e doloroso. Ninguém nunca vai saber.

Primeiro de tudo, não há tal coisa como anonimato real no nosso mundo. O que fazemos em “privado” muitas vezes tem uma maneira de ser descoberto e exposto. (Basta prestar atenção a todas as violações de hackers que você vê no noticiário.)

Mais importante, porém, Deus tem uma maneira de conhecer o nosso “ninguém sabe”:

Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto. Salmos 90:8

Dia a dia, deixamos essa mentira entrar em nossas vidas e nos impedir de viver a vida que Deus planejou.

Mas Ele ainda nos ama:

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5:8

Você não pode esconder … e você não precisa.

3. Ninguém vai se machucar.

Esta mentira vem casada com a do item 2. Se não é o suficiente que ninguém vai saber, nós também gostamos de nos dizer que ninguém vai se machucar. Se ele está por trás de portas fechadas, se ele só envolve dois adultos responsáveis, então está tudo bem.

No entanto, o que normalmente significa é que ninguém vai se machucar nesse momento exato. Nós muitas vezes não gostamos de pensar na cadeia de problemas que aquela ação irá causar. Mas o que nem sempre consideramos são as ramificações espirituais que poderia aparecer ou os problemas que não são tão óbvios.

Nós também não levamos em conta que o próprio Deus é ofendido e magoado por nossas más escolhas. Deus sentiu grande dor por causa do pecado antes do dilúvio (Gênesis 6: 6), os rebeldes contristaram o seu Espírito Santo em Israel (Isaías 63:10), e Jesus quis reunir o Seu povo a Ele quando se recusaram a aceitá-Lo (Mateus 23:37).

Em outras palavras, nossos pecados sempre infligiram sofrimento e dor. E eles fazem isso justamente para aqueles que deveríamos agradar.

4. Isso é apenas a maneira que eu sou.

Muitas vezes, a maneira mais fácil de lidar com um padrão destrutivo em nossas vidas é simplesmente torná-lo uma parte aceitável ou imutável de quem somos. Querer vê-lo como uma parte de nossa natureza ou simplesmente como algo que “não podemos consertar,” essa mentira nos ajuda a evitar a sensação de responsabilidade. Nós não podemos pará-lo porque é simplesmente muito profundo e enraizado.

Mas o que nós não gostamos de admitir é que Deus é o único que nos fez. Nós não tínhamos a intenção de parecer, agir como, ou ser como Ele (Gênesis 1:27; 1 João 3:2). Claro, todos nós deveríamos ter esse objetivo, mas dizer que algo é “do jeito que eu sou” significa dizer que Deus foi pego de surpresa por nossas lutas. Nós realmente estamos apenas dizendo que Ele não pode nos mudar.

Felizmente, estamos errados. Ele é especialista em restaurar coisas quebradas.

Suas lutas são reais. Apenas confessar que em primeiro lugar eles cheiram mal; eles magoam; eles nos atrapalham. Depois de conseguir colocar isso para fora, você pode começar o longo processo, muito doloroso de ser feito e manter esta promessa em mente:

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6

Ele não vai desistir no meio, Ele irá completar o trabalho.

Nós apenas temos que admitir que é um problema antes e pedir e buscar a transformação.

5. Posso fazer isso amanhã.

Amanhã é o momento para o estudo da Bíblia, para a nova rotina de oração, para o encontro com o nosso pastor ou um amigo cristão. Amanhã é quando nós vamos dizer ao nosso cônjuge a verdade. Amanhã é quando nós vamos ser honesto com Deus.

O problema é que “amanhã” nunca chega. Mesmo no meio de quão miserável algumas das nossas escolhas de vida nos fazem, nós apenas não gostamos de fazer alterações hoje. Nós olhamos para um tempo que será mais oportuno e não será tão difícil.

É por isso que o salmista e o escritor de Hebreus nos certificam de que devemos nos focar no hoje:

“Então, como diz o Espírito Santo:” Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações … “(Salmo 95; Hebreus 3)

Dizer que você vai fazer uma mudança amanhã certamente faz você se sentir melhor sobre as falhas de hoje, mas raramente nos muda. Devemos lembrar que a falta de compromisso com a mudança de hoje vem com um preço exorbitante:

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Hebreus 3:13

Nós nem sequer sabemos se teremos um amanhã, mas sabemos que temos o agora.

O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:8,9

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s