O Deus do Antigo Testamento é Cruel?

apostasiaIncrédulos têm utilizado a destruição das nações pagãs por Israel em Canaã como prova de que o Deus do Antigo Testamento é injusto e cruel.

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria. Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura. Deuteronômio 7:1-5

Seria o Deus do Antigo Testamento injusto e cruel?

Os seguintes factos devem ser tomadas em consideração:

1 – A Longanimidade de Deus

Deus esperou 400 anos antes de julgar estas nações, o que nos lembra que Ele é muito longânimo.

Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:13-16

Estas nações tiveram a luz da criação e da consciência, e eles também tinham luz profética. Havia profetas na região, como Melquisedeque e Abraão, Isaac e Jacó e seus filhos. Os cananeus poderiam ter se arrependido como Nínive fez, e Deus teria perdoado (Jonas 3:5-10).

2 – Imoralidade das Nações

As nações em questão se dedicaram a todo tipo de perversão moral vil, incluindo o homossexualismo, estupro, incesto, a bestialidade, e a queima de seus filhos, isso mesmo eles queimavam os seus filhos em oferenda.

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus. Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Levítico 18:1-3

E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez, Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela. E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor. Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós. Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniquidade, e a terra vomita os seus moradores. Levítico 18:19-25

Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo. Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 18:29,30

Quando o Senhor teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra, Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses. Deuteronômio 12:29-31

Essas nações foram destruídas por causa da sua total imoralidade.

Considere a condição de Sodoma e Gomorra centenas de anos antes e Deus ordenou a destruição dessas nações. Os homens de Sodoma cercaram a casa de Ló e tentaram abusar os anjos que os visitavam (Gn 19:4-9).

O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. Isaías 3:9

Não é moralmente errado para um Deus totalmente santo e justo punir aqueles que voluntariamente, flagrantemente, e impenitentemente quebram suas leis.

Aqueles que acusam Deus de injustiça e crueldade para punir nações más são hipócritas, porque eles próprios acreditam na lei e na ordem e apoiam a punição daqueles que cometem crimes como estupro, roubo, abuso infantil e assassinato, particularmente quando esses crimes são cometidos contra eles e seus entes queridos.

Homens são rápidos para pedir justiça quando são ofendidos, mas eles criticam Deus quando Ele aplica a Sua justiça contra os pecadores.

3 – Os juízos de Deus são avisos para os outros.

A destruição de Sodoma e Gomorra e outras cidades dos cananeus são avisos para aqueles que irão ouvir, mesmo para estes tempos finais. Isto é enfatizado nas Escrituras:

E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:6

Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:7

Mesmo no julgamento, Deus é misericordioso. O que Ele ama acima de tudo é a misericórdia e o que Ele é, acima de tudo é um Salvador, mas os homens devem arrepender-se e voltar-se para Ele. Essa é a Sua exigência, e o Criador tem todo o direito de definir as regras!

4 – Existe misericórdia para quem se arrepende

O Senhor foi misericordioso para com aqueles que, como Raabe que se arrependeu de sua idolatria e colocaram sua fé em Jeová Deus (Josué 2).

Todo o teor das Escrituras ensinam que Deus se deleita mais na misericórdia do que na punição.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4

5 – Deus é Onisciente.

Ele conhece todas as coisas. Ele sabe o começo e o fim. Ele sabe o que as pessoas vão fazer e as escolhas que eles fazem mesmo antes de nascer e enquanto eles ainda são bebês. Parece cruel e irracional para Deus ter crianças mortas com seus pais, mas Deus sabia o que essas crianças fariam quando eles crescessem, como Ele sabia nos dias de Noé.

6 – Era necessário que essas nações pagãs malignas fossem derrubadas para que Israel pudesse se estabelecer naquela terra como uma luz para o mundo.

Eles tinham sido deixados sozinhos, Israel teria sido corrompido moralmente e religiosamente dentro de um curto espaço de tempo (Dt. 7: 2-6). A destruição dessas nações foi realmente um ato de grande compaixão da parte de Deus.

As nações pagãs que foram destruídas mereciam, ao persistir no seu pecado, e exercendo o justo juízo sobre eles Deus estava oferecendo bênção para o mundo inteiro. Através de Israel, Deus deu ao mundo a Sua revelação divina na Bíblia, e através de Israel Ele trouxe o Salvador ao mundo para morrer pelo pecado do homem. “Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Aqueles que acusam Deus de injustiça e crueldade ignoram o fato de que o próprio Deus pagou o preço exigido de sua própria santa lei para que os homens pudessem ser salvos. O coração de Deus foi revelado nas palavras surpreendentes que Jesus falou na cruz em relação às pessoas que o tinham tão terrivelmente e injustamente abusado dele: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

O Deus revelado na Bíblia é a pessoa mais compassiva no universo. Na verdade, Ele é a fonte de todo o verdadeiro amor e compaixão, mas ele também é santo e justo, e Ele não pode ser julgado por insignificantes padrões humanos, inconsistentes.

Inspired by: Way of Life

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s