Não deixe o medo controlar você!

salmo23

As histórias judaicas, islâmicas, cristãs na criação começam em um jardim. Deus cria o primeiro homem e mulher no paraíso com apenas uma proibição: não comer de uma árvore específica.

Um tentador vem na forma de uma serpente e diz à mulher que Deus está escondendo algo deles. A cobra informa que Deus sabe que, se comer dessa árvore, eles vão ser como Ele.

Imediatamente Eva é superada por um medo que todos nós temos; o medo de perder. E se Deus está retendo algo importante !? Então, eles comem.

A primeira ação deles após este ato de traição? Se cobrir e se esconder. . . e temos nos escondido desde então.

O medo qlia01ue nos controla

Se você perguntasse às pessoas qual emoção humana subjacente é responsável por nosso pior comportamento, você terá uma tonelada de respostas: a ganância, ódio, orgulho, etc. Mas eu acho que é o medo. Na verdade, eu acho que o medo é a primeira causa de muitas das nossas falhas de caráter terríveis. se você pensar sobre isso, o ciúme é o medo da perda; orgulho o medo da posição diminuída ou status; cobiça o medo de que alguém pode ter mais do que você.

Não são apenas os nossos comportamentos negativos que são alimentados pelo medo, mas muitos dos nossos pecados de omissão. As coisas que deixamos de fazer, as conversas que nunca tivemos, os riscos que não corremos, as aventuras que nós não temos e os pecados que não confessamos são todos influenciados por algum nível de medo.

Você sabia que os transtornos de ansiedade são a forma mais comum de doença mental nos EUA, afetando 40 milhões de adultos na idade de 18 anos, ou 18% da população? É verdade. As pessoas com um transtorno de ansiedade tem seis vezes mais probabilidades de ser hospitalizados para transtornos psiquiátricos do que os que não sofrem de transtornos de ansiedade.

Na maioria das vezes nós não reconhecemos como o medo afeta nossa saúde e comportamento. Para muitos, ele é visto como uma grande fraqueza. É realmente muito ruim, porque se fôssemos mais dispostos a reconhecer seu efeito sobre nós, poderíamos fazer mais a respeito.

A Cultura nos vende medo

Para agravar o problema a mídia nos manipula sabendo que o medo é o maior motivador para o comportamento humano.

Pesquisadores da Universidade Emory fez um estudo sobre a cobertura da mídia sobre perigos de saúde no noticiário da televisão, revistas e artigos de jornal. O que eles descobriram foi uma relação inversa entre a cobertura de notícias e as preocupações reais de saúde. Doença cardíaca, causa número um de morte, recebeu muito menos cobertura como homicídio, a causa décima primeira do ranking da morte.

As pessoas não parecem compreender como sua visão do mundo é moldada pela notícia de que é vendido para nós como um produto. Ao ser entrevistado para um estudo da Hunter College em perspectivas a meios de comunicação, um grupo foi questionado sobre suas opiniões sobre problemas criminais graves na América. 76% das pessoas apoiavam sua perspectiva com histórias que tinham visto na mídia, e apenas 22% citaram a experiência pessoal.

Entre 1990 e 1998, quando a taxa de homicídios do país caiu em 20%, o número de histórias de assassinato em notícias na mídia cresceram 600%.

O que a Palavra de Deus diz

Não é de admirar que “Não temas” é o número um de admoestação da Bíblia. Estatísticas dizem que alguma forma de “Não temas” foi usada na Bíblia 365 vezes (não é verdade), mas é muito utilizada. Jesus nos dá 125 declarações imperativas, e 21 desses são uma variação do “Não temais”, “Coragem”, ou “Não tenha medo.” Quase todas as aparições de anjos começam com o mesmo conselho: “Não tenhais medo!”

E se este conselho é mais profundo do que simplesmente dizer aos ouvintes para não ter medo sobre o que estão experimentando agora? E se todo o céu está constantemente gritando para nós pararmos de ter medo! Sua vida e fé está sendo diminuída pelos medos que você permitem controlá-lo!

Pense sobre as coisas que tememos e como nossas vidas estão sendo enfraquecidas por eles:

Temos medo de ser ferido, por isso, nunca estamos realmente vulneráveis.
Temos medo de parecer estúpido, por isso nunca fazemos perguntas.
Temos medo de não ser amado, então nós nunca deixamos as pessoas nos conhecer verdadeiramente.
Temos medo do fracasso, portanto, nunca queremos correr riscos.
Temos medo de conflito, portanto, nunca ter conversas difíceis.

A Bíblia nos diz que “O amor perfeito lança fora todo o medo.”, podemos dizer que o contrário também é verdadeiro, ou seja, uma pessoa repleta de “medos”, lança fora todo o amor, e sem amor não há fé, não há misericórdia e Deus fica cada vez mais distante das nossas vidas.

Enquanto escrevo isto, há um debate em curso no meu país sobre se devemos receber refugiados sírios que estão procurando abrigo. O amor diz: “É claro que deveríamos.” Mas o medo diz: “Isso é ridículo. Se houver qualquer risco possível, então, não vale a pena. “É interessante como muitas das nossas políticas externas e internas são controladas pelo medo. Mas vamos ser honestos, não é mais do que fazemos?

E é triste perceber o fato de que a nossa vida aumenta ou diminui em proporção direta com a nossa coragem.

Fazer uma mudança

Como sua vida mudaria agora se você se decidir não ser governado por irritantes medos, ansiedades e inseguranças?

Como seria a sua vida se você tivesse fé em que a criação teve um sentido subjacente de benevolência e bondade para com Ele? O que você faria se você realmente confiasse nas promessas de Deus?

Você acha que sua vida seria diferente se você sinceramente parar de se preocupar sobre como as pessoas se sentem sobre você?

Quantas coisas nós perdemos porque temos medo de seguir a Deus para o desconhecido e fazer algo que parece loucura, arriscado, ou tolo?

Pergunte a qualquer pessoa acima de 70 e eles vão dizer-lhe, os maiores arrependimentos que vão levar, no final de suas vidas são os atos de aventura e obediência que o medo impediu de viverem.

Não temais!

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s