7 Benefícios em Passar por Tempos Difíceis

Tudo o que Deus faz em nossas vidas é para o nosso benefício, incluindo sofrimento. Embora eles nunca parecem agradáveis no momento, tempos difíceis podem produzir benefícios maravilhosos em nossas vidas. É verdade que podemos passar por tempos difíceis por escolhas erradas, mas Deus também pode usar essa situação em prol de alguns propósitos.

Benefícios dos Tempos Difíceis

A Aflição nos leva a orar

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Tiago 5:13

E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades. Salmos 107:6

Quando o sol está brilhando e tudo está indo como planejamos, nós não sentimos de fato a necessidade de Deus. Mas os tempos de tribulação nos leva a uma oração desesperada. Quando estamos impotentes para mudar nossa situação, clamamos ao nosso Salvador que nos livra da nossa angústia.

A Aflição nos mantém humildes

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2 Coríntios 12:7

Aflições nos lembram de como somos frágeis, nos mantém humildes. Lembra-nos que tudo o que temos é um dom. O orgulho leva a uma queda, mas Deus dá graça aos humildes. Em momentos difíceis estamos mais suscetíveis a receber a Graça de Deus.

A Aflição nos faz confiar no poder de Cristo

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Quando percebemos como somos impotentes, então Jesus pode exibir o seu poder em nossas vidas. Quando nós já esgotamos todos os nossos próprios recursos, Jesus aparece no momento certo, como o herói em um filme que vem para salvar alguém no último segundo.

A Aflição nos traz a consolação do próprio Deus

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; 2 Coríntios 1:3

Há momentos em que não existem palavras humanas para confortar ou consolar. Mas o próprio Deus nos conforta quando clamamos a ele em nossa dor. O Deus de toda consolação, aquele que sabe exatamente o que nossos corações quebrados precisa, nos consola em todas as nossas tribulações. Aquele que formou o nosso coração, que conhece cada gota de tristeza, sabe o medicamento exato que precisamos.

A Aflição nos dá compaixão pelos outros

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Coríntios 1:3,4

Quando alguém já enfrentou o mesmo problema ou talvez ainda maiores, suas palavras realmente podem nos confortar. Por mais que sua dor seja terrível agora, acredite ver alguém que passou por provações ainda mais terríveis e as superou, poderá redobrar seu ânimo. No futuro Deus irá te usar como testemunho vivo do seu poder para que você console outras pessoas.

A Aflição produz paciência, experiência e esperança

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. Romanos 5:3,4

A única maneira de obter paciência e perseverança é ser colocado em situações que exigem isso. Mas vai valer a pena no final, porque é por suportando pacientemente na fé que vamos entrar no céu. No final você irá se tornar mais experiente e mais esperançoso crendo que vai valer a pena.

A Aflição nos lembra que este mundo não é nosso lar

Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Hebreus 13:14

Momentos difíceis nos faz querer a volta de Cristo, nos faz desejar estar com Ele e nos lembrar que estamos em um lugar transitório, que nossa morada não é aqui. Mais do que isso, nos faz lembrar que toda aflição e sofrimento que estamos passando terá fim, e que no fim estaremos em um lugar muito melhor de modo que não se pode comparar com nada com o que temos aqui.

Enfim, que esses motivos estejam em sua mente nos tempos difíceis e te ajude a superar qualquer tribulação.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s