Como você sabe que tem o Espírito Santo?

“Era um lugar alegre, cheio de borboletas e grandes nuvens rosadas”: Eminente neurocirurgião está CONVENCIDO da existência do paraíso após uma odisseia fora do corpo

O Espírito Santo é um dos presentes mais maravilhosos de Deus. Como pode um cristão saber com certeza que ele tem o Espírito Santo e está crescendo espiritualmente?

Como você sabe que você tem o Espírito Santo?

Paulo nos encoraja a “… que despertes o dom de Deus que existe em ti …” 2 Timóteo 1:6

Um dos maiores presentes de Deus é o Espírito Santo, sua presença é tão importante que Jesus Cristo disse ser necessário Ele ir para que o Consolador (Espírito Santo) pudesse vir.

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. João 16:7

O Espírito Santo nos Ensina e nos lembra das Palavras de Cristo

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26

Como a Bíblia diz que recebemos o Espírito Santo?

Jesus Cristo disse aos discípulos que eles iriam receber o Espírito Santo após sua morte. No Dia de Pentecostes, o início da Igreja de Deus foi anunciado com milagres poderosos, e Pedro pregou um sermão inspirado descrevendo como podemos receber o Espírito Santo:

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38

Outras passagens mostram que o Espírito pode ser dado ao crente arrependido após o batismo através da imposição de mãos.

Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. Atos 8:14-17

Embora a Bíblia cite o arrependimento, a fé, o batismo e até a imposição de mãos, uma das maiores evidências de que o Espírito Santo habita em você é:

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

Um cristão verdadeiro simplesmente tem dificuldades em pecar deliberadamente, pode até acontecer mas aquilo lhe fará mal, o Espírito Santo sofrerá e a pessoa sentirá essa tristeza e esse sofrimento. Constantemente o Espírito Santo tentará convencer a pessoa a abandonar o pecado e se voltar para Deus.

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

O que a Bíblia diz para não apagarmos o Espírito?

Na oração apaixonada de Davi de arrependimento, ele suplicou a Deus: Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11. Ele sabia que se ele não se manter arrependendo e buscando a Deus, ele estava em perigo de um pecado imperdoável, pois Deus não nos perdoará se não nos arrependermos.

Paulo também deu advertências aos cristãos não para se lamentar, negligenciar ou apagar o Espírito Santo (Efésios 4:30, 1 Timóteo 4:14; 1 Tessalonicenses 5:19).

Para evitar esses perigos, o cristão deve fazer o oposto. Em vez de entristecer o Espírito, devemos orar diariamente para o Espírito de Deus, seguir a orientação do Espírito e semear (crescer em) nas coisas espirituais (Efésios 1: 17-18; Gálatas 5:16, Gálatas 6: 7-8).

Quais são algumas das evidências do Espírito Santo?

A Bíblia enumera muitas coisas que o Espírito Santo nos permite fazer. Paulo escreveu que o Espírito de Deus nos abre a compreensão espiritual das coisas que parecem loucura para aqueles sem discernimento espiritual (1 Coríntios 2: 10-14). Através da oração regular e estudo da Bíblia, o Espírito nos ajuda a crescer na compreensão do plano de Deus e nossa parte nisso. Ele escreve as leis de Deus em nossos corações e mentes, ajudando-nos a interiorizar esse modo de vida de Deus (Hebreus 8:10). Ele nos permite transformar ou mudar nossas mentes (Romanos 12: 2).

Jesus disse que o Espírito vai nos fornecer ajuda e orientação (João 14:16; João 14:26; João 16:13). Uma das evidências mais importantes é que “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Romanos 5: 5). O amor piedoso é descrito em maior detalhe em 1 Co 13: 4-8. Embora todos estamos aquém, um cristão deve ver este fruticultura na sua vida.

Paulo enumera outras qualidades importantes do Espírito em Gálatas 5: 22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. “Os cristãos vão examinar-se para ver o quanto esta fruta está crescendo e vai regularmente pedir a Deus para proporcionar Seu Espírito gracioso para ajudá-los a crescer mais.

Todo aquele que tem o Espírito Santo fala em línguas?

Alguns pensam erroneamente que o que é chamado de “falar em línguas” prova que você tem o Espírito Santo. Esse ensino não é bíblico, o falar em línguas é um dom, assim como o de profetizar o de cura e etc…, portanto nada tem a ver o falar em línguas com o ser batizado com o Espírito Santo.

É o plano de Deus para nós se arrepender, ser batizado, receber o Seu Espírito e, em seguida, sermos transformados em mente para tornar-se mais e mais semelhantes a Ele.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s