Por que Jesus disse que Muitos são chamados mas Poucos escolhidos?

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22:14

Antes de explicar o versículo acima, analisemos outros 2 versos bem conhecidos:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Quem são os Chamados?

A afirmação foi feita no final da parábola do homem sem veste nupcial. Se você observar cuidadosamente, nesta parábola aqueles que foram os primeiros a serem chamados (os judeus), não apareceram para o casamento do filho do rei. E o rei então enviou um convite aberto a todos. Ele disse:

Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. Mateus 22:9

E todos os que estavam disponíveis vieram. Não foi restrito a um número limitado. Ele disse: “A todos quantos achareis”. Ou seja, qualquer um e todos que estavam ao redor.

Todos são chamados?

Acredito que aqui cabe uma reflexão, só podem ser chamados os que são convidados, existem milhares de pessoas no mundo em países remotos ou países onde há perseguição que não foram “chamados” porque não foram encontrados.

A ordenança do Rei é que o convite deveria ser feito a todos que fossem encontrados, cabe a nós cristãos nos esforçarmos ao máximo para levar o convite ao máximo de pessoas possíveis.

Muitos responderam ao convite aberto do Rei. Por isso, Jesus disse: “Muitos são chamados”, no sentido de, muitos deram ouvidos ao chamado, nem todos os que foram convidados aceitaram ao chamado.

Também na grande comissão final, Jesus disse:

Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas não aquele que crer será condenado. (Marcos 16:15)

Quem são os escolhidos

Nem todos estão dispostos a ouvir o Evangelho, dessa forma temos os que são chamados, mas não dão ouvidos, os que são chamados e dão ouvidos, isso não faz dele um escolhido, atentemos pela segunda parte da parábola:

E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 22:11-13

Existe um grupo de pessoas que mesmo dando ouvido a Palavra de Deus, ao convite, não se preparam para a festa, veja que o convidado da parábola ao ser questionado fica mudo, sabendo que não se preparou devidamente.

Mas há alguns que respondem ao chamado, se convertem verdadeiramente à mensagem do Evangelho. Estas são as únicas, que são referidos como: “Poucos são escolhidos”.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s