Olavo de Carvalho versus Reinaldo Azevedo: censurar ou não, eis a questão

“Quase todos os homens conseguem aguentar adversidades, mas se quiser testar o caráter de um homem, dê-lhe poder.” — Abraham Lincoln

Muitos só mostram o que são quando chegam ao poder. Só uns poucos conseguem, antes de chegarem ao poder, mostrar o que são.

Esse caso pode se aplicar ao Olavo de Carvalho e ao Reinaldo Azevedo, que estão numa briga de galo midiática. Não sei se o Reinaldo se mostraria um censor se chegasse ao poder, mas na briga entre os dois, Reinaldo tem dado total liberdade de expressão para os olavetes invadirem seu espaço de Facebook e o xingarem à vontade.

Os dois defendem a liberdade de expressão. Mas enquanto Olavo só defende a liberdade de expressão para quem o elogia, Reinaldo tem generosamente dado liberdade de expressão para seguidores do Olavo o xingarem — uma tolerância que o mestre dos olavetes sempre mostrou indisposição de tolerar.

Aos seguidores do Reinaldo que desejam comentar no espaço de Facebook do Olavo com a mesma liberdade de expressão que os olavetes têm no espaço do Reinaldo, Olavo já deu o ultimato:

“Aviso às raras reinaldettes que aparecem por aqui: Tomar partido de quem me xinga não é expressar opinião: é me xingar de novo.”

Se são raros ou não, é uma informação impossível de apurar, já que os seguidores do Reinaldo, ou qualquer outro comentarista que apenas disser que concorda com o Reinaldo, terão o tratamento padrão do Olavo: censura, bloqueio e xingamento.

A mais recente medida do Olavo é processar o Reinaldo pelo mesmo tipo de conduta que o Olavo exibe rotineiramente. Ele disse:

“Ainda não respondi ao sr. Azevedo porque pretendo fazê-lo por via judicial em vez de pedir gentilmente direito de resposta.”

Já pensou se todas as pessoas a quem o Olavo ofende também o processarem pelas mesmas razões que ele está processando o Reinaldo?

Em meu artigo “Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho na arena das vaidades e baixarias,” mostrei que o que o Reinaldo falou sobre o Olavo não é diferente do que o Olavo fala sobre os outros:

Mesmo discordando do Reinaldo, o que ele disse sobre o Olavo não é nem 10 por cento do que o Olavo já disse contra mim, com abundância de palavrões, desde 2013 quando discordei do revisionismo histórico dele acerca da Inquisição.

Isso é apenas efeito bumerangue tardio. Olavo usa diariamente, com palavrões até contra gente conservadora, o mesmo tratamento que Reinaldo lhe dispensou. Fazer o Olavo pelo menos uma vez na vida provar da própria sujeira não vai matá-lo.

Fico imaginando se o Olavo cuidaria melhor da limpeza de sua boca se ele começasse a receber de todo mundo as mesmas baixarias e palavrões que ele lhes dá com a maior naturalidade — mas para si recebe todo ofendido e magoado, como se fosse vítima da maior injustiça do universo. Quem fala baixarias e palavrões todos os dias deve estranhar quando o bumerangue da boca porca volta contra si mesmo?

Com a experiência que tenho de vítima dos palavrões e baixarias do Olavo, não pude deixar de postar um comentário na fanpage do Reinaldo quando a vi inundada de olavetes histéricos usando todo o seu talento de boca suja com total liberdade de expressão (ou liberdade de sujeira). Comentei no Facebook do Reinaldo:

Parabéns ao Reinaldo pela liberdade de expressão neste espaço, pois a censura no perfil do Olavo é violenta. Quando Olavo começou a me atacar pelo fato de que ele desculpa a Inquisição e eu não, muitos evangélicos tentaram fazer no perfil de Facebook do Olavo exatamente o que os adeptos do Olavo estão tendo liberdade de fazer aqui: comentar me defendendo dos ataques do Olavo. Praticamente todos os comentários a meu favor foram apagados e os comentaristas foram bloqueados. Eu discordo do Reinaldo em várias questões, mas se ele fosse o CENSOR que o Olavo é, os adeptos do Olavo não teriam aqui no espaço do Reinaldo vez e voz. TOMARA QUE AO VER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUE HÁ AQUI O OLAVO APRENDA ALGO ÚTIL E PARE DE APAGAR COMENTÁRIOS E PARE TAMBÉM DE XINGAR E BLOQUEAR PESSOAS QUE EDUCADAMENTE DISCORDAM DAS OPINIÕES DELE.

Olavo de Carvalho não dá liberdade de expressão em seus espaços para opiniões divergentes, mas tira proveito, com sua matilha de zumbis amestrados, da liberdade de expressão do espaço dos outros.

Estou apenas defendendo a liberdade de expressão, que tanto Reinaldo quanto Olavo afirmam defender, mas só um deles pratica.

Hoje, sem poder governamental, Olavo censura os discordantes e os manda tomar naquele lugar. Amanhã, com poder governamental nas mãos, ele poderá aplicar censura maior e mandar todos para o xilindró.

Como é que sei? Assim agiu o líder comunista Vladimir Lênin, cuja boca suja era, segundo Olavo, um exemplo de sucesso. Conforme o próprio Olavo já declarou, é a boca suja de Lênin que o inspira a ter uma boca suja.

Não vai ser um final feliz para um movimento conservador brasileiro onde um de seus integrantes é imitador da boca suja e ofensiva de Lênin e onde outros adoram imitar o mau exemplo do imitador de Lênin.

Fonte: www.juliosevero.com

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s