As Mulheres devem ficar caladas na igreja? 

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34

Quantas vezes você já ouviu que as mulheres não podem falar dentro da igreja? Existem lugares que realmente proíbem as mulheres de falar dentro da igreja, mas o que Paulo quis dizer para a igreja de Corinto?

Panorama Histórico e Contexto Literário

Corinto era uma cidade de cultura greco-romana, cujos habitantes tinham uma reputação de imoralidade sexual e depravação. A igreja de Corinto foi caracterizada por divisões. Primeira Carta aos Coríntios foi escrita para corrigir uma série de problemas e responder a uma série de questões que foram levantadas pelos membros da igreja. Paulo responde a perguntas sobre o casamento e o divórcio no capítulo 7, comida sacrificada a ídolos no capítulo 8, duas questões relativas à adoração no capítulo 11, e o uso apropriado dos dons espirituais na igreja nos capítulos 12-14. A conduta na adoração é abordada no capítulo 14, onde Paulo descreve e contrasta o uso adequado da profecia e línguas. Ele conclui que as coisas sejam feitas de uma forma ordenada (v. 40).

Paulo ordenou as mulheres a ficarem caladas?

Existe uma minoria que defende a tese de que ele ordenou as mulheres a ficarem caladas e que essa ordenança deve ser obedecida nos dias de hoje, eles baseiam-se apenas no versículo citado, embora a Bíblia mostre claramente que as mulheres profetizavam, e que em nenhum outro lugar das escrituras é mencionado o mesmo mandamento.

Devido ao contexto do versículo 15, “E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 1 Coríntios 14:35 “, grande parte dos teólogos acreditam que as mulheres especialmente as casadas estavam causando desordem na igreja, fazendo perguntas ou questionando a liderança, por esse motivo deveriam perguntar em casa para o marido.

O que reforça essa teoria é de que as mulheres da época eram geralmente iletradas, não possuíam estudo, e por esse motivo poderiam trazer assuntos irrelevantes para a igreja.

Alteração na Bíblia?

Existe ainda uma suposição de que os versículos 34 e 35 do capítulo 14 foram adicionados posteriormente por um escriba, portanto não contemplam a fala de Paulo para os Coríntos.

Um outro levantamento é de que alguns manuscritos podem trazer os versículos 34 e 35 após o versículo 40 – “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1 Coríntios 14:40” e que Paulo se referia ao ficar calado apenas para contemplar a ordem no culto.

Lei judaica

Devemos atentar que o versículo 34 contempla a seguinte frase – “como também ordena a lei”. Em nenhum lugar das escrituras é mencionada uma lei que proíbe as mulheres de falarem.

Adam Clarke (1762-1832) representa um dos primeiros pós-reformistas biblista, que disse que 1 Cor. 14: 34-35 “era uma lei judaica”, porque “as mulheres não foram autorizadas a ensinar nas assembleias ou mesmo fazer perguntas.”

Ele observou que “Os rabinos ensinavam que” uma mulher não deve saber nada. Clarke cita as palavras duras do rabino Eliezer, do sec. 9, que dizia que as palavras da lei deveriam ser queimadas, em vez de entregar para as mulheres.

Muitos rabinos concordam de que havia essa lei judaica de manter as mulheres sem conhecimento dos escritos sagrados.

Conclusão

O assunto é controverso e existem muitas teorias, resumimos cada uma delas para que o leitor possa conhecer cada uma delas e poder entender um pouco mais do contexto cultural da época.

Independente da teoria acima, grande parte dos teólogos concordam que Paulo estava se referindo ou a um público específico dentro da igreja de Corinto ou no máximo apenas a igreja de Corinto, não se aplicando as demais igrejas e nem a época atual.

Ou seja, mulheres, desde que a ordem prevaleça podem falar a vontade.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s