Por que a Bíblia diz que o Reino de Deus não é comida nem bebida? 

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17

Reino de Deus

Para conhecer mais sobre o Reino de Deus leia nosso artigo chamado O que é o Reino de Deus.

Nesse caso específico Paulo estava se referindo ao Reino de Deus imediato, ou seja, estava se referindo a nova mentalidade que as pessoas precisavam ter nesse Novo Reino.

não é comida nem bebida

Primeiro precisamos entender que a carta foi escrita para um lugar onde possuíam tanto gentios como judeus, ou seja, Jerusalém, é muito provável que a tradição judaica estava influenciando o modo de vida dos gentios, e vice-versa.

O contexto do próprio capítulo 14 indica para um problema que estava ocorrendo entre os cristãos referente as comidas literalmente:

Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Romanos 14:2,3

O fato é que os judeus possuíam diversas leis que os proibiam de comer uma grande variedade de alimentos, quanto a bebida não haviam restrições porém a tradição condenava o grande consumo de bebidas fortes. Isso estava causando problemas e os crentes da época começaram a julgar uns aos outros pelo tipo de comida que estavam consumindo.

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Romanos 14:10

Paulo menciona ainda que o fato estava causando tristeza e utiliza a palavra “destruir”, pode ter ocorrido casos de pessoas deixar a comunhão por causa da comida e da bebida.

Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Romanos 14:15

mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Romanos 14:19,20

O caso era tão sério que Paulo alerta para que não destruíssem a obra de Deus por causa da comida, e nos lembra da nossa nova natureza, a de trazer paz para que todos sejam edificados.

E por fim faz uma recomendação:

Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Romanos 14:21

Nenhuma das coisas que Paulo mencionou acima é proibido, porém o cristão deve ter discernimento se sua atitude estará escandalizando seu irmão, se de alguma forma poderá impactá-lo negativamente na fé, não faça.

Paulo está ensinando que devemos nos preocupar com o próximo a ponto de sacrificarmos as nossas vontades para que Deus seja glorificado.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s