O que é a Besta que emerge do mar?

E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. Apocalipse 13:1

E eu pus-me sobre a areia do mar

Devemos nos atentar primeirante para o versículo anterior:

Então o dragão se pôs em pé na areia do mar. Apocalipse 12:18

O grande problema é que o versículo 18 de Apocalipse 12, existe apenas em poucas versões da Bíblia, e geralmente substitui a frase “E eu pus-me sobre a areia do mar”, correspondente ao início do versículo 1 do capítulo 13.

Dessa forma existe uma discussão de quem estava vendo a besta emergir do mar, o próprio João, ou o Dragão, o mais aceito pelos comentaristas é de que se trata de João.

subir do mar

A Bíblia menciona diversas vezes o mar ou águas como representando os povos, o mais provável é que nesse versículo o entendimento é de que a Besta sairá da grande massa de ímpios, ou ainda que representa os gentios.

Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Mateus 7:13

Então o anjo me disse: “As águas que você viu, onde está sentada a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas. Apocalipse 17:15

Ah! O bramido das numerosas nações; bramam como o mar! Ah, o rugido dos povos; rugem como águas impetuosas! Isaías 17:12

Mas os ímpios são como o mar agitado, incapaz de sossegar e cujas águas expelem lama e lodo. Isaías 57:20-20

besta

Como veremos a seguir a besta representa o Anticristo, uma pessoa extremamente má que é mencionada em diversas passagens de Apocalipse.

Este título reflete seu caráter vicioso e aparece para formar um contraste intencional ao de Cristo como o “Cordeiro”, uma vez que Besta significa literalmente “animal selvagem”, enquanto o sacrifício estipulado por Deus eram de animais domesticados.

Como paralelos entre o livro de Apocalipse e Daniel deixam claro, essa pessoa também está ligada com o reino do anticristo final, descrito em Daniel (Dan. Dan. 7: 4-11 , Dan. 7: 19-20 cf. Ap. 13 : 2 + ).

Entre os nomes mais evidentes são: pequeno chifre (Dan. 7: 8 ), o rei insolente (Dan 8:23 ), príncipe que há de vir (Dan 9:26 ), o assolador (Dan 9:27. ), pessoa desprezível (Dan 11:21. ), rei de temperamento forte (Dan 11:36. ), pastor inútil (Zac. 11: 16-17 ), homem do pecado, e o filho da perdição (2 Tess. 2: 3. ); o iníquo (2 Tess 2: 8. ), a besta (Ap 11: 7 + ; Ap 13: 1 + ; Ap 14: 9 + ; Ap. 15: 2 + ; Ap. 16: 2 + ; Ap 17: 3 + ; Ap 13: 1 + ; Ap 19:20 + ; Ap 20:10 + ).

Estes nomes diferentes, títulos ou descrições simplesmente retratam as várias facetas do seu caráter. Tomados em conjunto, estes nomes o designam como o mal no reino humano, assim como Satanás é o mal no reino angélico.

Entre todos esses títulos, o título mais conhecido é “o Anticristo .” Embora este título aparece em apenas uma passagem (1 Jo. 2:22 ), é uma boa descrição do seu caráter e ministério.

A grande maioria dos estudiosos proféticos tem usado um nome único para este futuro ditador mundial: o Anticristo. Embora este não seja seu nome mais comum nas Escrituras, é um título bem escolhido. Descreve a sua verdadeira intenção, que é ser contra o Messias. Todos os outros nomes essencialmente retratam as várias características que ele vai usar na sua oposição ao Messias.

sete cabeças e dez chifres

O mais aceito pela grande maioria dos estudiosos é de que as sete cabeças representam reinos literais aqui na terra, provavelmente países, e os dez chifres, líderes desses ou de outros países que estarão sob o comando do Anticristo.

um nome de blasfêmia

Existe certa divergência quanto a utilização de nome no singular e no plural, algumas traduções podem trazer a palavra “nomes”.

O nome ou nomes de blasfêmia são uma indicação de seu caráter. Daniel descreveu este indivíduo que “deve exaltar e se engrandecerá sobre todos, falará blasfêmias contra Deus, e será próspero, até que a ira se complete; (Dan. 11:36 ).

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s