O que significa O Reino dos Céus é tomado a Força?

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Mateus 11:12

Desde os dias de João Batista até agora

Quando Jesus profere essas palavras João Batista estava preso, então ele manda alguns de seus discípulos questionar Jesus se Ele era de fato o Messias.

Todo o contexto de Mateus 11 se refere a João Batista, o período ao qual Jesus se refere “João Batista até agora”, se trata provavelmente de um período curto de tempo.

o Reino dos céus

O reino dos céus refere-se ao governo de Deus em geral, a Sua vontade e seu trabalho com a humanidade. Representa o Seu propósito, mensagem, princípios, leis e atividades relativas ao homem.

é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele

João Batista gerava conflitos por onde passava, os líderes religiosos da época confrontavam a veracidade do batismo:

De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? ” Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: Então por que vocês não creram nele? Mas se dissermos: ‘dos homens’ — temos medo do povo, pois todos consideram João um profeta”. Eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E ele lhes disse: “Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas”. Mateus 21:25-27

O próprio João confrontou os saduceus e fariseus:

Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Mateus 3:7

A palavra grega utilizada para definir (é tomado a força) é biazo e pode ser interpretada tanto como uma voz passiva ou ativa.

Como um passivo, ela leva a idéia de ser oprimido ou tratado com violência, o que indicaria que a violência é trazida ao reino dos céus por aqueles fora dela. Os fariseus e os escribas tinham atacado João verbalmente, e Herodes o tinha atacado fisicamente.

O reino estava sendo violentamente negado e rejeitado; Logo os inimigos do reino matariam não só João, mas até mesmo o próprio Messias. Eles iriam destruir tanto o arauto como o Rei.

De forma ativa carrega a idéia de aplicação de força ou de entrar à força, tendo em vista que a principal mensagem de João Batista era de arrependimento, as pessoas entravam no reino literalmente através do “esforço” de abandonar suas velhas práticas pecaminosas.

Ele dizia: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo”. Mateus 3:2

Embora ambas as interpretações são possíveis e verdadeiras, a segunda parece preferível no contexto. Jesus já tinha ensinado que os poucos que entrariam no reino o fariam por primeira constatação e, em seguida, entrar pela porta estreita e andando pelo caminho estreito (Mt 7: 13-14.).

O significado de porta estreita é de um espaço tão pequeno que é necessário força para passar, em outras palavras realizar um esforço tal de nagar a sí mesmo.

Conclusão

Ser cristão é nadar contra o fluxo do mundo, porque o adversário Satanás, seus demônios, e o sistema do mundo são extremamente poderosos. Aqueles que entram no reino da graça mediante a fé em Cristo fazê-lo com grande esforço pelo poder soberano do Espírito Santo.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s