O que significa Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal?

Pois está escrito na Lei de Moisés: “Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal”. Por acaso é com bois que Deus está preocupado? 1 Coríntios 9:9

pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”. 1 Timóteo 5:18

São versículos como esse que mostram como as escrituras são uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento para todos os tempos e para todas as pessoas.

Esse versículo aparece 3 vezes na Bíblia.

Lei de Moisés

O versículo aparece no Velho Testamento da seguinte forma:

Não amordacem o boi enquanto está debulhando o cereal. Deuteronômio 25:4

Ocorre que naquela época não existiam os maquinários agrícolas dos dias de hoje e portanto quem fazia boa parte do trabalho pesado era o boi, que pisava os grãos, porém as pessoas amordaçavam o boi para que ele não comesse parte dos grãos enquanto trabalhava.

Moisés em sua Lei proibiu essa atitude, ou seja, o proprietário do Boi deveria deixá-lo se alimentar dos grãos enquanto trabalhava. Naquele contexto isso preservava o animal e o próprio homem que teria um boi mais capacitado para a tarefa por mais tempo.

Por que Paulo cita esta passagem do Velho Testamento para os membros da igreja de Corinto e em uma carta específica para Timóteo?

O contexto de Corintios mostra claramente o ensino de Paulo que pregar o evangelho é um trabalho legítimo e portanto digno de remuneração. Então ele menciona a Lei, mostrando que Deus não só se preocupa com os animais, quanto mais com o homem.

Por acaso é com bois que Deus está preocupado?

Essa parte do versículo é a que gera grande debate entre os comentaristas, levantando perguntas como:

  • Paulo está dizendo que Moisés nunca quis isso para ser aplicado a bois literalmente?
  • Ele está meramente referindo-se à intenção da Lei?
  • Ele está focando na aplicação contemporânea em vez do significado original?
  • Será que ele está citando este versículo fora do contexto?

O mais provável e aceito é de que Paulo estava se referindo a intenção da Lei e essa teoria ganha força analisando o versículo seguinte:

Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque “o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita”. 1 Coríntios 9:10

As pessoas deveriam interpretar o mandamento não só para o boi, mas no amplo sentido de que todo aquele que trabalha deve ter esperança em receber dignamente a sua parte.

Jesus fez alegoria parecida:

Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! Lucas 12:28

Conclusão

Paulo está ensinando que se Deus cuida da natureza, muito mais o homem pode ter a certeza do cuidado de Deus e que todo trabalhador é digno de recompensa.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s