5 Qualidades que a Bíblia exalta em uma Esposa

A Bíblia está repleta de orientações de como as pessoas em geral devem conduzir suas vidas no dia a dia, mas o capítulo 31 de Provérbios é especial, pois mostra a conduta de uma mulher sábia que tem grande valor.

Infelizmente o divórcio tem se tornado comum, e basicamente o processo é o mesmo, no começo é tudo muito bom, mas algo se perde pelo caminho, o casal se distancia de Deus e as coisas saem do eixo. No fim o que resta é a famosa frase, como eu ia adivinhar que a pessoa era desse jeito?

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Provérbios 31:10

1 – Confiável

Geralmente associam confiança a fidelidade, mas vai muito além, ter uma esposa confiável é o mesmo de poder contar literalmente com o seu apoio, nos momentos tranquilos e nos momentos mais difíceis. Além disso saber que as decisões dela serão baseadas naquilo que vem do alto e no que é bom.

Já pensou nos momentos mais difíceis ouvir apenas críticas e ficar inseguro toda vez que tiver que deixá-la tomar uma decisão?

Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. Provérbios 31:11,12

2 – Trabalhadora

Nos tempos do Velho Testamento as mulheres eram encarregadas muitas vezes dos mais variados trabalhos pesados, haviam ainda longos períodos em que o homem partia para a guerra e a mulher passava a tomar conta literalmente de todos os aspectos da casa.

Nos dias atuais muitas mulheres fazem jornada dupla de trabalho, fora e quando chegam em casa, mas a Bíblia enfatiza dos aspectos dessa mulher trabalhadora: Prazer e Vontade, ou seja, não murmura.

Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Provérbios 31:13,14

Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Provérbios 31:17

3 – Generosa

A generosidade é uma das qualidades mais fantásticas que pode acompanhar o ser humano, simplesmente porque isso exige que a pessoa abra mão muitas vezes de seu tempo e de seus recursos em prol de outros.

Para que isso aconteça é necessário vencer uma série de obstáculos, como a ambição, egoísmo, avareza, etc…

Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Provérbios 31:20

4 – Sábia

A sabedoria engloba uma série de outras qualidades, como o cuidado com a família, a boa administração da casa, finanças e outros recursos em geral. A mulher sábia edifica a casa, evita contendas, traz harmonia ao lar.

Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos. Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Provérbios 31:21-27

5 – Teme ao Senhor

Temer ao Senhor, é com certeza a qualidade mais importante que a mulher deve buscar, esse fator desencadeará a busca natural pelos outros fatores que irão conduzir sua vida com equilíbrio.

É muito gratificante encontrar mulheres dedicadas ao evangelho e em buscar aquilo que vem de Deus.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Provérbios 31:30

Essa mulher pode acordar um dia com o seguinte elogio:

Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. Provérbios 31:28,29

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s