Um Homem Misterioso!

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. Gênesis 14:18

Melquisedeque

Tem sido uma grande questão entre os expositores, quem Melquisedeque era.

Os rabinos judeus dizem que ele era Sem, filho de Noé, que era rei e sacerdote dos que eram descendentes dele, de acordo com o modelo patriarcal. É provável que Sem estivesse vivo naquele momento, e que de fato ele era um grande príncipe. Mas, como a genealogia e o nascimento de Sem são registrados nas Escrituras, e eram bem conhecidos, não faz sentido o apóstolo Paulo dizer que Melquisedeque, era “sem pai (ou seja, mencionado na história sagrada) e sem mãe, sem princípio de dias ou fim de vida.

Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Hebreus 7:3

Muitos escritores cristãos acreditam que semelhante ao Filho de Deus, representa o próprio Jesus, conhecido por Abrão neste momento com o nome de Melquisedeque. Mas isso não é consistente com o que o mesmo apóstolo afirma no mesmo lugar, Hebreus 7:3, que diz, que ele foi “feito semelhante a ele,”.

Outro detalhe importante é que Cristo não possuiu um Reinado terreno, o que seria contraditório com o Rei de Salém.

O mais provável é que Melquisedeque era um homem comum, porém como Rei e Sacerdote isso lhe transformava em semelhante “ao Filho de Deus”. A história do mundo, do ponto de vista bíblico, naturalmente se divide em três períodos diferentes:

– A dispensação patriarcal,
– A dispensação judaica,
– A dispensação cristã.

Cada dispensação é caracterizada por um sacerdócio específico. Não havia linha sacerdotal antes da lei de Moisés. De uma maneira geral, pode-se afirmar que todo homem era o seu próprio sacerdote (Gênesis 4: 1-4 , Gênesis 12: 7-8 , Gênesis 15: 8-18 , Gênesis 26: 19-25 , Genesis 31: 43- 55 , Gênesis 35: 1-15 , Genesis 46: 1).

Durante esse período Melquisedeque apareceu. Nós não sabemos nada das suas funções ou prerrogativas como sacerdote ou rei. Sabemos que ele não pertence a nenhuma ordem sacerdotal especial. Sua função sacerdotal era independente de todos os outros homens. No ofício sacerdotal ele estava sem pai e sem mãe e sem descendência. Nenhum registro foi mantido de sua vida como sacerdote ou até mesmo de sua morte, portanto, até onde está registrado, ele era sem princípio de dias ou fim de vida.

Na inauguração da segunda dispensação uma família inteira foi separada para o ofício sacerdotal, e o sacerdócio era transmitido de pai para filho e de geração em geração até a morte de Cristo ( Êxodo 29: 1 , Exodo 29:29 ; Números 17 , Números 18: 1-7 ; Hebreus 7:11 , Hebreus 7: 23-28 ).

Davi previu que um sacerdote se levantaria, segundo a ordem de Melquisedeque (Salmo 110:4). Este é repetidamente afirmado pelo autor de Hebreus. O sacerdócio da dispensação cristã é, segundo a ordem de Melquisedeque, e não segundo a ordem de Aarão.

Jesus tornou-se sacerdote, quando ele entrou no céu por seu próprio sangue ( Hebreus 8: 1-4 , Hebreus 10: 11-12 ). Seu sacerdócio é independente. Ele não teve predecessor, e ele não terá nenhum sucessor.

rei de Salém

Salém, é provavelmente o lugar que ficou conhecido posteriormente como Jerusalém.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s