O que significa: A oração do justo pode muito em seus efeitos? 

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

Confessai as vossas culpas uns aos outros

Esse é um dos versículos usado pela igreja católica como base para o sacramento da confissão a um sacerdote, é utilizado muitas vezes também para que as pessoas confessem seus pecados diante de toda a igreja.

Um dos maiores problemas da atualidade é o confessar os pecados, é inevitável pensar na forma que o pecador será julgado diante da comunidade. Precisamos entender que todos são pecadores, e que se pecarmos, temos acesso ao perdão quando estamos verdadeiramente arrependidos.

Isoladamente pode-se pensar que as pessoas devem sair contando tudo o que fez de errado para alguém, mas Tiago está falando sobre doença e fala disso enfaticamente:

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tiago 5:13-15

A ideia apresentada por Tiago é de que um pecador enfermo confesse os seus pecados para uma pessoa piedosa e misericordiosa, ou seja, um justo, para que dessa forma ele possa se arrepender e ser curado.

Podemos entender que não se trata apenas da doença física, mas emocional e espiritual, algumas pessoas podem não apresentar uma enfermidade no corpo, mas estar completamente abalada emocionalmente ou espiritualmente por causa de seu pecado.

e orai uns pelos outros, para que sareis

Existem algumas interpretações se a confissão e a oração deve ser apenas para contra aquele que foi causado o dano, ou seja, o pecador e a “vítima”, porém não parece ser o entendimento mais apropriado.

É provável que a linha de raciocínio se mantenha, onde o pecador após confessar para alguém, esse o ajudará em oração para que as suas condições, físicas, emocionais e espirituais sejam restabelecidas.

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos

Essa frase é muito utilizada para aqueles que desejam obter benefícios de Deus, e a justificativa de pedir para alguém orar por alguma necessidade específica, ou seja, pois considera tal pessoa um justo.

Porém esse texto apenas está complementando a fala de Tiago, ou seja, alguém enfermo (físico, emocional, espiritual) deve confessar os seus pecados (se houver, como mencionado no vs. 15) para uma pessoa misericordiosa, essa o ajudará em oração, por que? Porque a oração desse justo é poderosa para que Deus venha restabelecer essa pessoa.

Isso não significa que toda enfermidade seja fruto de algum pecado, conforme vs. 15.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s