O que significa que Cristo sempre nos conduz em triunfo?

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; 2 Coríntios 2:14

Generais Romanos

Na época romana um general que liderou um exército para a vitória na batalha levaria uma procissão triunfal pela rua principal de Roma. O propósito da procissão era dar aos cidadãos romanos a oportunidade de comemorar com o general pela sua vitória.

A procissão se moveria da periferia da cidade, passaria pelo Fórum, até o Coliseu. O general iria montar em uma carruagem à frente da procissão. Na parte traseira seguiriam todos os exilados da batalha.

O cortejo desfilava pela cidade, exibindo tanto os prisioneiros de guerra condenados a morte como a aqueles a quem lhes tinha perdoado a vida e tinham sido destinados a ser escravos. À frente iam cortesãos pulverizando perfumes ou incenso, que para os condenados a morte era aroma de morte, enquanto que para os outros era aroma de vida.

Davi fez algo parecido:

E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho. 15 Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas. 2 Samuel 6:14-15

Cristo como General

Quando Paulo disse que Cristo nos conduz em triunfo, provavelmente a cena dos Generais Romanos lhe vieram a mente. Aliás esse era o desejo dos judeus, que o messias atuasse como um General, e libertasse o povo hebreu do julgo romano.

Existem 3 principais aspectos que representa para nós ser conduzidos em triunfo por Cristo:

Em primeiro lugar, é o triunfo conquistado pelo próprio Jesus Cristo. Na visão de Paulo, Jesus é como um general conquistador que ganhou uma grande batalha. Devido à vitória, a vida tem sido fundamentalmente alterada para melhor e o general é digno de receber grandes elogios e honra. A Vida agora consiste em seguir o general nesta procissão e na celebração de seu triunfo.

Em segundo lugar, A nova vida é a vida como prisioneiro de Jesus Cristo. Uma vez que nos opusemos a Deus em pecado e nos tornamos seus inimigos, mas Ele nos conquistou e fez-nos cativos em Sua procissão triunfal. Como cativos de Cristo já não somos inimigos do Messias, e passamos a conquistar aliados. Ao contrário dos prisioneiros romanos, que se seguiram à geral humilhação e miséria, seguimos Jesus na alegre celebração da conquista.

Finalmente, A nova vida é uma vida que se espalha o “aroma” da vitória de Cristo em todos os lugares. Deus usa os cativos para promover a extensão da conquista. Ainda há inimigos de Cristo que existem fora do cortejo triunfal. Deus nos usa para capturar esses inimigos, libertá-los do cativeiro do pecado, da carne e do diabo, e fazê-los companheiros de Cristo.

Devemos ser gratos a Deus por tudo isso, porque nos tornamos parte da conquista de Jesus Cristo. Nós nos tornamos participantes alegres em sua procissão triunfal no caminho da vida.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O que significa que Cristo sempre nos conduz em triunfo?

  1. isaias freitas disse:

    Bom. Gostei da analogia… simples mas objetiva.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s