O Poder de Permanecer Calado

Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento. Provérbios 17:28

Um tolo que se torna sábio

Se você pode manter sua boca fechada, as chances de você fazer de si mesmo um tolo diminuem significativamente. Se você manter sua boca fechada, você pode até mesmo ser considerado um sábio e inteligente. Afinal de contas, ninguém pode realmente dizer o que está em sua mente quando você permanece em silêncio.

Todos ao seu redor podem estar falando que você é um tolo, mas permanecendo em silêncio, eventualmente, ocorre a eles que você pode estar acima de tudo isso, que você pode até mesmo estar acima deles.

A grande tentação, porém, é revelar tudo o que se sabe e cada opinião que você tem em conversas. A grande tentação é tentar impressionar as pessoas com o seu conhecimento e influenciá-los com as suas opiniões. Se você não consegue manter a boca fechada, no entanto, as chances de você fazer um tolo de si mesmo aumenta muito.

Você pode até ser visto como o oposto do sábio e inteligente. As pessoas normalmente não gostam de estar perto de alguém que está sempre tentando impressioná-los com seu conhecimento e sempre tentando influenciá-los com as suas opiniões.

Seria errado, por outro lado, para interpretar este provérbio, dizer que nunca devemos novamente falar qualquer coisa em uma conversa. Se fosse esse o caso, toda a conversa e comunicação frutífera cessaria.

O ponto é que devemos ser sábios sobre quando devemos revelar a nossa sabedoria. Nós só devemos participar da conversa quando ela vai acrescentar algo, ao invés de subtrair alguma coisa com ele. Se o único ponto de nossas conversas é para impressionar e influenciar as pessoas, então não vai demorar muito antes que sua opinião não tenha efeito nenhum sobre as pessoas.

O Perigo de ser um Falastrão

Tiago alertou os cristãos sobre o perigo de não refrear a língua, ele dedica 5 versículos para falar da língua em sua pequena carta, o mais impressionante é o seguinte:

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum! Tiago 1:26

Ele simplesmente coloca em check o cristianismo de alguém que não é capaz de pensar antes de proferir as palavras, raciocinar se é relevante ou não a sua fala, e para que isso aconteça a pessoa necessita ter o controle absoluto de suas emoções.

O que Tiago quer dizer é que uma pessoa que não refreia a língua, também não tem controle de suas emoções, já que diz coisas impensadas, e dessa forma seu cristianismo está comprometido.

Clame ao Senhor

Hoje, pedir ao Senhor para ajudá-lo a superar a necessidade de dominar as conversas. Com sua ajuda, você não terá que forçar-se a eles, a fim de ser ouvido; você será solicitado a participar. Você também vai deixar espaço para aprender alguma coisa de alguém.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s