De tudo o que se tem ouvido, o fim é

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Eclesiastes 12:13

Qual é o significado e o propósito da vida quando você chegar ao cerne da questão? Este é o assunto que o sábio, o rei Salomão, trata no livro de Eclesiastes. Antes de entregar a sua resposta final no Capítulo 12 no final do livro, ele explorou as várias alternativas existentes na busca do sentido da vida.

De tudo o que se tem ouvido

Sua pesquisa abrangeu muitas das coisas que as pessoas no geral tentam centrar as suas vidas ao redor. Ele pesquisou sobre o vinho, as mulheres e a música. Ele tentou encontrar sentido em grandes projetos como a construção de casas, vinhas, jardins, parques e reservatórios.

Ele comprou quase tudo o que o dinheiro podia comprar, escravos, rebanhos e gado, produtos e serviços de todos os tipos imagináveis. Ele acumulou ouro e prata e tinha um harém com centenas de mulheres. Ele procurou tudo e em todos os lugares.

O que ele descobriu é que o foco da vida em torno dessas coisas é sem sentido:

E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. Eclesiastes 2:11

Nada poderia satisfazer a sua busca por um significado e propósito, porque tudo o que ele tentou foi temporário e limitado na natureza. Você acumula riqueza, por exemplo, mas você tem que deixá-lo para outra pessoa quando você morrer. Assim, “também isto é vaidade”.

Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito. Também eu odiei todo o meu trabalho, que realizei debaixo do sol, visto que eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim. E quem sabe se será sábio ou tolo? Todavia, se assenhoreará de todo o meu trabalho que realizei e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isto é vaidade. Eclesiastes 2:17-19

Mesmo a busca de sabedoria não tem sentido se for utilizada de forma equivocada, o que sobra é:

Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. Eclesiastes 12:8

No capítulo 12 o sábio chega ao fim da questão. O objetivo final da vida não pode ser encontrado dentro da ordem criada. Cada coisa boa dentro da criação tem seu tempo e lugar, mas se stá configurado como o próprio foco de sua vida se transforma em uma perseguição evasiva e sem sentido atrás do vento.

Apenas o temor reverencial do amor para com Deus transcendente do céu e da terra pode nos proporcionar uma vida cujo significado vai durar por toda a eternidade. Apenas a manutenção de seus mandamentos pode oferecer-nos um propósito que nunca irá desaparecer ou perder seu significado.

Teme a Deus

Isto é o que o Mestre que, por assim dizer, edita o livro, apresenta como a sua soma e substância, e ele não estava errado em fazê-lo. Neste o debatedor mesmo tinha descansado depois de suas muitas andanças de pensamento (cap. Eclesiastes 5:7 , e, por implicação, Eclesiastes 11:9). Qualquer outra coisa pode ser “vaidade e alimentando-se de vento,” não havia segurança e paz em guardar os mandamentos do Eterno, as leis “que não são de hoje nem de ontem.”

porque isto é o dever de todo o homem

Em hebraico é literalmente, “Este é todo homem”, ou seja, não existe a palavra “dever”. Na Septuaginta, Ὅτι τοῦτο πᾶς ὁ ἄνθρωπος: Vulgata, Hoc est enim omnis homo. Para isto o homem foi feito e posto no mundo; este é o seu objeto real, o bom chefe que ele tem de procurar, e que por si só vai garantir a satisfação e felicidade.

A obrigação é colocar em termos mais gerais, como aplicável a toda a família humana; pois Deus não é o Deus dos judeus apenas, mas também dos gentios (Romanos 3:29).

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s