As dez tribos perdidas

Os assim chamados “povos de raça branca” são descendentes das dez tribos perdidas de Israel?

Pergunta: “Recentemente, descobri que alguns amigos meus fazem parte de um grupo de cristãos que vem crescendo a cada dia. Eles acreditam, sinceramente, que os assim chamados ‘povos de raça branca’ são descendentes das dez tribos perdidas de Israel. Como posso mostrar-lhes que estão enganados?”

Resposta: Essa é uma reedição do velho mito do “anglo-israelismo”, que se baseia na idéia antibíblica das “dez tribos perdidas”. Para saber a verdade, basta ler 2 Reis 15-17, no que se refere às dez tribos levadas cativas pela Assíria, e 2 Crônicas 30-34, para ver que muitos, senão todos os membros dessas tribos haviam retornado e participaram dos avivamentos que ocorreram nos reinados de Ezequias e Josias. Embora tenha havido casamentos mistos de alguns integrantes com gentios, as dez tribos continuam existindo até os dias de hoje, e não de forma oculta, mas identificáveis como judeus – embora não se saiba a que tribo cada pessoa pertence.

Quase duzentos anos depois que as dez tribos foram levadas para a Assíria, Deus deu a Ezequiel uma visão da futura divisão da Terra Prometida “segundo as doze tribos de Israel” (Ez 47.13). Cristo disse aos Seus discípulos que eles iriam “julgar as doze tribos de Israel” (Mt 19.28; Lc 22.30). Paulo referiu-se às “doze tribos” como sendo as que existiam em sua época (At 26.7) e Tiago endereçou sua epístola “às doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tg 1.1).

Ezequiel 38 e 39 afirmam que a batalha do Armagedom envolverá o que Deus chama “o meu povo Israel”. O termo “Israel” é usado nos livros de Isaías, Jeremias e Ezequiel para designar todas as doze tribos. Em Ezequiel 39.28, Deus declara: “Eu os fiz ir para o cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para voltarem à sua terra, e que lá não deixarei a nenhum deles”.

Essa passagem só pode estar se referindo à reunião final de todos os judeus remanescentes na Terra Prometida de Israel, para o Reino Milenar do Messias (Mt 24.31). Ninguém pode dizer que os “povos de raça branca” foram tirados da terra de Israel, espalhados entre “as nações”, estão no processo de voltar à sua terra (Ez 38.12) e serão todos levados para lá pelos anjos, na Segunda Vinda, não ficando nenhum deles fora de Israel. Não haveria lugar para “toda a raça branca” em Israel! (Dave Hunt, TBC)

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s