A Lei do Silêncio

Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente. 1 Crônicas 15:2

O Primeiro Livro de Crônicas dos Reis no capítulo 15 contém um comentário interessante sobre algo ocorrido durante a administração de Davi.

Trata-se do transporte da Arca sagrada da Aliança na cidade de Jerusalém, centralizando assim a religião de Israel na nova capital do rei.

O registro teve seu segundo plano em 2 Samuel 6. Davi estava transportando a arca de Baal-Perazim para Jerusalém (vv. 1-5). O meio de transporte estava em um carro, o que, claro, violava a autoridade divina.

A lei autorizava o transporte da Arca apenas nos ombros dos sacerdotes, por meio de hastes que passavam por anéis ao lado do baú (Êxodo 25:12-14).

Uzá, que aparentemente estava dirigindo os bois, tocou a Arca para estabilizá-la quando os animais tropeçavam.

Imediatamente ele foi morto pelo Senhor, uma decisão divina que não agradou a Davi (2 Samuel 6:6-8).

O rei deve ter sentido alguma culpa já que ele foi o único que iniciou esse novo modo de transporte. No entanto, Davi reconheceu que não havia procurado o Senhor de acordo com a ordenança divina (1 Crônicas 15:13).

Agora, existe aqui um ponto muito importante que se relaciona com um método de interpretação bíblica.

De acordo com a lei de Moisés:

No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje. Deuteronômio 10:8

Somente os levitas foram autorizados a carregar a Arca. O problema é que não existe nenhuma passagem que proibisse especificamente as outras tribos de transportar a arca sagrada.

Podemos concluir que o “silêncio” sobre não dizer que outras tribos poderiam carregar incorre em uma proibição?

Muitos hoje afirmam fortemente que o silêncio não é proibitivo. Compare, no entanto, Deuteronômio 10: 8 com 1 Crônicas 15:2. Davi disse:

Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente. 1 Crônicas 15:2

À luz da declaração de Davi, o silêncio de Deuteronômio 10:8 era claramente proibitivo.

Davi compreendeu a importância de seguir a risca as ordenanças do Senhor, muitos de nós ainda hoje só aprendemos o quanto é importante seguir os passos do Mestre da pior maneira.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s